Cavalo-do-Lago

Esse demônio aquático da Grã-Bretanha e da Irlanda pode assumir várias formas, embora na maioria das vezes apareça como um cavalo com crineira de folhas de tábua. Depois de atrair os incautos para montá-lo, ele mergulha direto ao fundo do rio ou lago e devora o cavaleiro deixando suas tripas boiando à superfície. A maneira correta de dominar um cavalo-do-lago é passar as rédeas por cima de sua cabeça com um Feitiço de Colocação que o torne obediente e manso. O maior cavalo-do-lago do mundo encontra-se no lago Ness, Escócia. Assume, de preferência, a forma de uma serpente marinha. Os observadores enviados pela Confederação Internacional dos Bruxos perceberam que não estavam lidando com uma serpente verdadeira quando a viram transformar-se em uma lontra à aproximação de uma equipe de investigadores trouxas e, em seguida, voltar à forma anterior.

Lesmalenta

É uma grande lesma que muda de cor de hora em hora. Possui um rastro venenoso (muito utilizado pelos bruxos por ser a única coisa que acaba com Toletes). Seu veneno acaba com toda a vegetação por onde a mesma passa. Teve origem na África, mas foi reproduzida pelos bruxos na Europa, Ásia e América.

Lobisomem

O lobisomem é encontrado no mundo inteiro, embora se acredite que tenha se originado no norte europeu. Os humanos somente se transformam em lobisomens quando são mordidos. Não se conhece nenhuma cura para esse mal e tampouco algo que possa amenizá-lo. Uma vez por mês, durante a lua cheia, o bruxo ou trouxa afetado, que em outros períodos é normal, se transforma em uma fera assassina. Uma singularidade entre as demais criaturas fantásticas, o lobisomem dá preferência a presas humanas. O motivo de ser considerado uma criatura transformista é atribuído pelo fato de realmente haver o ato de transformação - uma vez mordido pela fera, um bruxo ou humano passa a se transformar durante o período de luas cheias e ataca suas vítimas impetuosamente, visto que perdem a racionalidade quando se encontram no estado irracional do transformismo.

Veela

A veela se assemelha bastante a uma mulher muito bela, contudo, não é humana. Possui uma pele que brilha como o luar e cabelos louro-prateados que se abrem em leque sem que haja vento algum. Ao vê-la dançar, os homens ficam em estado de hipnose, esquecendo momentaneamente de tudo ao seu redor, querendo apenas observá-las e acabam por cometer atos inconscientes. Quando irritada muda completamente sua aparência: seu rosto se alonga, se assemelhando ao de uma ave, cria um bico afiado e de seu ombro surgem asas longas e escamosas. Após a transformação, passa a poder cuspir bolas de fogo. Habita as florestas da Bulgária, tendo sido adotada como mascote do país, e se alimenta de pequenos animais. Existem alguns raros casos de cruzamentos com humanos.